Resumo
ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADM
1. No decorrer da Historia da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa – de administrar organizações.
2. O desenvolvimento das idéias e teorias a respeito da administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do inicio do século XX.
3. A influencia de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles nos conceitos de administração na antiguidade são notáveis. Com o surgimento da filosofia moderna, destacam-se Bacon e Descartes.
4. A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou o pensamento administrativo.
5. A organização militar influenciou a administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar.
6. A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.
7. Os economistas liberais (como Adam Smith) proporcionaram razoável suporte para o aparecimento de alguns princípios de administração que teriam aceitação posteriormente. As idéias de Marx e Engels promoveram o surgimento do socialismo e do sindicalismo.
8. A influencia dos pioneiros e empreendedores foram fundamentais para a criação das condições básicas para o surgimento da Teoria Administrativa.
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA (ÊNFASE BA TAREFA)
Aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho operário.
A administração cientifica – iniciada por Taylor e seus seguidores – constituem a primeira teoria administrativa. A preocupação em criar uma ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período a definição de princípios de administração aplicáveis as todas as situações da empresa. A organização