Resumo
Este trabalho é uma análise da veiculação de notícias publicadas nos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno sobre a candidatura e eleição de José Sarney à presidência do Senado Federal. Tem o objetivo oferecer uma contribuição acadêmica para o aprofundamento teórico dos estudos que abordem a realidade maranhense e o papel desempenhado pela mídia nos processo de formação da opinião. A análise segue de acordo com os padrões de manipulação adotados pela mídia segundo o jornalista Perseu Abramo, no discurso empregado nas matérias publicadas sobre o assunto no período de 23 de janeiro a 04 de fevereiro. Além da interpretação do discurso, estas matérias são classificadas quanto o seu padrão de manipulação e confrontadas quanto à suas linhas de pensamento.
Os padrões de manipulação de Abramo são detalhados para um melhor entendimento do assunto. A posição política dos jornais, bem como suas linhas editoriais, também é apresentada como direcionamento.
Palavras-chave:Padrões de Manipulação. Discurso. Senado
1 INTRODUÇÃO
A mídia aliada à política é um instrumento de grande poder dentro do atual cenário em que se vive. O livro Política e Mídia no Brasil, de Luís Felipe Miguel (2002), faz uma abordagem do estudo do relacionamento da mídia com a política, e é com este olhar que se pode perceber o caráter ideológico das notícias, de acordo com a linha editorial dos jornais que a veiculam.Este trabalho se propõe a analisar as notícias veiculadas nos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno que abordam a candidatura e eleição de José Sarney à presidência do Senado. As notícias, que tem como recorte histórico o período de 23 de janeiro a 04 de fevereiro de 2009, serão classificadas dentro dos padrões de manipulação da mídia identificados por Perseu Abramo, em sua obra
Padrões de Manipulação na Grande Imprensa (2003).
O ponto inicial deste trabalho é analisar criticamente os dois veículos de comunicação citados como divulgadores da