resumo
DEFINE-SE COMO A LINGUAGEM QUE FALA DA PRÓPRIA LINGUAGEM, OU SEJA, DESCREVE O ATO DE FALAR OU ESCREVER. O DICIONÁRIO É METALINGUÍSTICO POR EXCELENCIA.
FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA
NESSA FUNÇÃO DESTACA-SE O EMISSOR. A MENSAGEM CENTRA-SE NAS EMOÇÕES, SENTIMENTOS E OPINIÕES DO MESMO. COMPROVA NESSA FUNÇÃO A PRESENÇA DE INTERJEIÇÕES, PONTUAÇÃO COM RETICENCIAS E PONTOS DE EXCLAMAÇÃO.
FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA
ESTÁ CENTRADA NO REFERENTE, NO ASSUNTO RELACIONADO AO EMISSOR E RECEPTOR. A EMISSORA PROCURA INFORMAR DA MANEIRA MAIS FORMAL, USANDO A 3ª PESSOA DO SINGULAR.
FUNÇÃO POÉTICA
É A FUNÇÃO QUE PÕE EM EVIDENCIA A FORMA DA MENSAGEM, SE PREOCUPANDO MAIS COM “COMO O QUE DIZER” DO QUE “O QUE DIZER”. ESSA FUNÇÃO APARECE SEMPRE EM MÚSICAS, PROVÉRBIOS ETC.
FUNÇÃO FÁTICA
É CHAMAR ATENÇÃO DO RECEPTOR PARA A MENSAGEM, TORNAR EVIDENTE O CONTATO DO EMISSOR COM O RECEPTOR. AS MOMICES MAIS UTILIZADAS NESSA FUNÇÃO SÃO: ALÕ! , CERTO? , AFINAL? E ENTRE OUTRAS.
FUNÇÃO CONATIVA OU DE APELO
É A QUE BUSCA CONVOCAR A ATENÇÃO DO RECEPTOR, CAUSANDO UM APELO OU UMA ORDEM. IDENTIFICANDO-SE NA PROPAGANDA.
- A prática de ler;
- O nosso crescimento pessoal; - A importância da leitura no dia a dia;
- O enriquecimento do nosso repertório de vocábulos; - A Leitura nos leva a culturas diferentes; - O conhecimento vem através da leitura; - A leitura é entendimento de assuntos diferentes; - Viagem que a leitura nos proporciona; - A leitura mobiliza as variações da memória; - O conhecimento do corpo através da leitura.