Resumo
É importante salientar a relevância da busca dos meios no processo histórico, pois é nessa mediação que são adquiridos conhecimentos do real e, também, se torna possível o desenvolvimento dos conhecimentos acerca do ser-precisamente-assim existente.
A contraditória relação existente entre a posição do fim e a busca dos meios, faz com que seja necessária a separação dos dois para que exista uma real compreensão do processo do trabalho, em particular, o seu significado na ontologia do ser social.
A busca dos meios por sua própria essência é o ponto pelo qual o trabalho se conecta com a origem do pensamento científico e com o seu desenvolvimento. A ciência cumpre uma função social específica: é a mediação que fixa e desenvolve o conhecimento acerca da natureza ao longo da história. "é [...] pela tendência intrínseca a se fazer autônoma da busca dos meios durante a preparação e execução do processo de trabalho que se desenvolve o pensamento orientado cientificamente e que mais tarde originará as diversas ciências naturais"
Lukács busca por categorias universalmente marcantes fundamentado ontologicamente na unitariedade última do ser, sua universalidade imanente. Sendo assim, não se trata de uma atividade generalizadora e abstrativa da consciência, pois todo ente tem sua singularidade constituída em um processo que apenas pode existir no interior de uma dada totalidade. Por isso, o conhecimento adquirido/necessário, tendo em vista um fim específico, particular, limitado, é sempre