resumo
A proposta de educação de Carl Rogers é humanista, tem como característica principal o ensino que é centrado no aluno. A aprendizagem deve ser centrada no aluno e não no ensino. A aprendizagem escolar humanista deve ser vista como um aspecto do processo de auto-realização, o aluno precisa querer aprender o que o professor pretende ensinar; uma aprendizagem significativa ao aluno. A aprendizagem é aumentada e facilitada quando o aluno participa de forma responsável e ativa do processo.
Noabordagem humanista o professor é simplesmente um facilitador do aprendizado, ele não transmite o conteúdo, mas simplesmente dá assistência para que o aluno aprenda, assim a aprendizagem mais útil é a de “aprender a aprender” que o aluno precisa desenvolver. O conhecimento deve vir da própria experiência dos alunos, e o professor deve apenas criar as condições para que a experiência do aluno aconteça. Rogers acreditava que a educação leva à busca progressiva da autonomia, isto é, os alunos porconta própria irão buscar sua aprendizagem depois que conseguem desenvolver sua capacidade de ”aprender a aprender”. Os sentimentos e as experiências são muito importantes no processo de crescimento do aluno.
Rogers diz sobre “aprender a aprender”:
“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança.”
Para Rogers osseres humanos tem um impulso para se direcionar ao desenvolvimento de suas capacidades, sejam elas físicas; intelectuais; morais; ou sociais, o humano tem curiosidade natural ao conhecimento. O mundo é algo produzido pelo homem, a partir de sua percepção de mundo, e da assimilação dessas percepções para que se transformem em algo de significado.
Outra diferença da educação humanística em relação a tradicional é de que ao contrario da tradicional em que o professor deve se