REsumo
No entanto, o papel da biblioteca é primordial frente às novas tecnologias de informação. Desta forma, este artigo teve por objetivo mostrar a importância da biblioteca escolar como função educativa e pedagógica. A pesquisa foi realizada por meio de leitura teórica em livros, artigos científicos, sites relacionados com a temática abordada. Foi feita uma abordagem inicial do tema, mostrando a importância do ato de ler bem como alguns programas de incentivo a leitura. A seguir foram apresentadas as ferramentas de gestão e serviços que compete a biblioteca escolar na tentativa de oferecer atendimento de qualidade ao usuário.
Por fim, o papel do bibliotecário no desempenho da gestão biblioteconômica e a competência dos recursos humanos do setor. Os resultados levaram-nos a algumas reflexões sobre a importância da função educativa da biblioteca escolar e seu potencial como espaço de ação pedagógica.
Introdução
A atual década tem apresentado avanços importantes de incentivo a leitura. A bienal do livro em SP e as constantes feiras de livros espalhados por todo Brasil demonstram o crescimento da produção literária e o aumento de leitores. A
Bienal Internacional do Livro de São Paulo apresenta um grande momento do livro no Brasil.
Diversas editoras, livrarias e distribuidoras do país, preparam seus lançamentos para esse período. É um momento de bons negócios e atrai atenção da mídia, de empresários e escritores do mundo inteiro. Além da variedade de livros, a Bienal oferece programação cultural para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Algumas atividades são distribuídas durante os 11 dias do evento (BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO
2010).
Os programas sociais e educacionais sejam de iniciativas públicas ou privadas também estimulam ações de cidadania na formação de novos leitores.