resumo
O conceito teve início na década de 1970, principalmente nos países desenvolvidos, onde algumas companhia privadas inspecionavam suas unidades industriais com o objetivo de identificar programas de risco, além de avaliar a ocorrência de acidentes. A auditoria ambiental é reconhecida como uma ferramenta que auxilia no gerenciamento e na comunicação do desempenho de uma organização, com os seguintes objetivos:
Fornecer uma garantia aos executivos quanto a conformidade e com as exigências legais e procedimentos de gerenciamento;
Avaliar os potenciais passivos e ambientais;
Demonstrar as partes interessadas que está sendo realizadas as obrigações ambientais da companhia. Tem o objetivo principal a obtenção de evidencias relacionada ao desempenho e aos aspectos ambientais de uma empresa ou constituição. Elas devem ser:
Sistemática, completa e detalhada;
Documentados;
Periódicos;
Objetivos.
ROTULAGEM AMBINTAL.
Desenvolvida em alguns países com o intuído de promover o uso de métodos de produção menos agressivos. A Agência Americana de Produção Ambiental (USEPA), identifica a rotulagem ambiental dos produtos, dividida em categorias:
Primeiro: todos os programas de rotulagem ambiental que são independentes dos fabricantes e vendedores podem ser considerados como de terceira parte;
Segundo: a participação nesse esquema pode ser voluntária ou obrigatória;
Terceiro: os programas de rotulagem podem ser negativos, positivos ou neutros.
Tipo de rótulo
Positivo
Negativo
Voluntário
Neutro
Selo da aprovação
X
X
Certificação de
Simples atributo
X
X
Relatórios
X
X
Divulgações de informações X
X
Avisos de perigo
X
X
Os selos de aprovação identificam os produtos ou serviços. A certificação de simples atributo identifica que uma terceira parte independente validou um aspecto particular do produto. Os relatórios tendem a informar informações neutras sobre um produto ou sobre um