Resumo
REFERÊNCIA
Deve estar no formato ABNT:
VASCONCELO, Sonia M.R.O Plágio na comunidade científica: Questões culturais e linguísticas. Ciência Cultura [online]. 2007, vol.59, n.3, pp. 4-5. ISSN 0009-6725.
RESUMO
O artigo fala que plagiar é copiar a idéia ou até a “identidade científica” de um autor.Em alguns países como no Reino Unido ,plagiar tem uma punição severa em universidades, em alguns casos existem até expulsões. No caso da China da prioridade para a descoberta de plágios.O Brasil já é considerado “raro” o plágio cientifico, mas o motivo é a pouca produção dos mesmos em comparação com outros países. As universidades brasileiras têm a preocupação de fiscalizar os trabalhos e orientar os alunos, a fim de exercer um controle sobre o plágio, o que falta é o entendimento dos alunos sobre a relevância desse assunto. Já em algumas universidades confucianas a questão do plágio é menos difundida, porém apresentando conflitos gerados pelas cópias da mesma forma.
CITAÇÕES IMPORTANTES
“apropriação ou imitação da linguagem, idéias ou pensamentos de outro autor e a representação das mesmas como se fos- sem daquele que as utiliza”
“a cópia pode ocorrer mesmo sem a reprodução exa- ta das palavras do texto original. Este tipo de cópia é conhecido como paráfrase e pode ser o tipo de plágio mais difícil de ser detectado.” “historicamente, desde o ensino fundamental à universidade, tem-se convi- vido com a prática de cópias de produções textuais de outrem, seja de forma parcial ou total, omitindo-se a fonte...”. “a tolerância à prática do plágio de textos em inglês, por exemplo, for a mesma para quem comete e quem detecta, não haveria interesse em investigar a questão.” Modelo de Fichamento – Manual de Trabalhos Acadêmicos - páginas 20 e 21
Modelo de Referência – Manual de Trabalhos Acadêmicos - página 92 (publicação em papel impresso).