Resumo
Digestão: o fígado é o sistema porta ( absorção, filtração e distribuição)
Metabolismo:
glicólise e glicogênese, ambas acontecem quando há açúcar em excesso no sangue. O pâncreas libera a insulina através da célula beta, que se acopla à célula, fazendo com que aconteça a desfosforização, a glicose é absorvida, gerando co2, agua, e atp, ou glicogênio.
Glicogenólise e gliconeogênese, ambas ocorrem quando há a falta de glicose no sangue. O pâncreas reconhece, libera o glucagon (hormônio 29aa) através das células alfa, o glicogênio se transforma em glicose, e quando isso não é suficiente, há a síntese de carboidratos através de lipídios e proteínas.
Glicólise ( acontece no citosol, gera 2 moléculas de piruvato e 2 ATP)
Ciclo de Kreps (acontece na matriz mitocondrial, o acetil coA é transformado em ácido cítrico, libera FAD+, FADH2, NAD+, NADH+H E 6CO2)
Cadeia Respiratoria: (acontece nas cristas mitocondriais, gera 36 ATP)
Lipídio: (encontra-se de forma abundante no organismo)
Função: Estrutural ( fosfolipídio), Manutenção da temperatura corporal(gordura), hormônios (sexuais, insulina, glucagon). gordura- são triglicerídeos, de cadeia média a longa, encontrados sólidos em temperatura ambiente, possui mais acídos graxos saturados do que os óleos. É untuosa, dá sabor aos alimentos, diminui a dieta ( quando muita gordura é ingerida, o intestino delgado libera a enterogastrona –hormônio responsável pela inibição da motilidade gástrica- que diminui a velocidade da digestão, dando a sensação