resumo
Arquitetura e Urbanismo – 2011.2
Ética, Política e Sociedade
Professor Antonio Paim
Candomblé
Terreiro de Rui Póvoas
André Luiz
Carlos Póvoas
Cristiógenes Rui
Daniel Filipe
Danillo Cardoso
Jessica Farias
Rebecca Dantas
Sidney Romero
Viviane Lopes
08 de novembro de 2013
Itabuna – Bahia
Candomblé
É considerada uma religião afro-brasileira que nasceu nas senzalas e foi fruto dos costumes e práticas dos negros trazidos como escravos para o Brasil. Hoje resiste graças à luta de grandes afro-brasileiros que foram vítimas de perseguições por escravocratas e pela Igreja.
Mesmo com esta resistência cultural, e com o risco de sobrevivência dos negros, a religião foi fixada sob a forma do sincretismo religioso local. A árdua luta durou cerca de quatro séculos e desde a abolição da escravatura, foram surgindo ainda mais adeptos provenientes de todas as classes sociais. Atualmente, cerca de três milhões de brasileiros consideram praticantes deste culto, onde Salvador é o seu grande centro e referencia, isso, sem contar com o sincretismo religioso que faz de muitos brasileiros optantes por mais de uma religião a qual incluem o Candomblé.
Hoje com a sua importante tradição, os orixás, rituais e festas são considerados patrimônios culturais brasileiros. Há ainda a ligação com a Mediunidade, não ligada a espíritos mortos, mas a divindades, os orixás, que são entidades da natureza e também da humanidade. Existem os orixás maiores (que são voltados para o lado espiritual) e os menores (que são voltados para o lado material). Os homens atraem o orixá de acordo com a vibração que apresentam em sua natureza, podendo sintonizar com os mais elevados ou os de condição espiritual inferior.
O Terreiro de Rui Póvoas
O local visitado pelo grupo foi o Terreiro de Rui Póvoas, localizado no bairro Santa Inês, em Itabuna. O mesmo foi fundado em 05/09/1974 por Rui Póvoas, seu irmão Reinaldo e seu