Resumo
Valoração - Ato pelo qual o sujeito atribui valor a um objeto/evento.
Valores - Aparecem como propriedades dos objetos ou das situações, em que o sujeito humano aprecia e a que responde positivamente.
Modo de ser e agir que as pessoas/sociedades elegem como desejável ou estimável.
Qualidade que as ações/coisas possuem, na relação que o Homem estabelece com elas.
Os valores orientam as ações e os juízos que as pessoas fazem sobre objetos, atos...
*Valores Intrínsecos : são fins em si mesmos; Valores Extrínsecos : são meios para atingir outros valores.
Juízo : - de facto: Descritivo; Neutro e Impessoal; Objetivo; Pode ser considerado como verdadeiro ou falso. - de valor: Apreciativo; Subjetivo; Fruto da valoração; Relativo e raramente suscita consenso.
Hierarquia - Ordem entre os elementos de um conjunto, que implica que uns sejam subordinados a outros que lhes são superiores (uns mais importantes que outros), ou seja, cada sujeito, cada sociedade, hierarquiza os seus próprios valores segundo critérios de maior ou menor preferência e importância.
Racional/Racionalidade - Ponderar racionalmente quais as opções que permitem um desenvolvimento equilibrado da pessoa humana.
Critério Valorativo - Princípio que permite determinar o que tem valor e, a partir daí, orientar as nossas ações. * A Religião como C.Valorativo : Alguns creem que a religião deve orientar a identificação dos valores, já que os 'fundadores' das diversas religiões prescreveram condutas e normas fundamentais que devem reger a vida e as sociedades humanas. No entanto, se se refletir um pouco, irá entender-se as fragilidades deste critério, pois as diferentes religiões defendem diferentes valores que poderão ser intolerados entre si.
- Vantagens : A maior parte das pessoas são religiosas e confiam na autoridade divina revelada pelos intérpretes dessa autoridade.
- Inconvenientes : A liberdade da