Resumo
DYOCELIO COLARES DE PAULO
Design gráfico
RESUMO
MARCA: UMA ENTIDADE PERCEPTUAL
As marcas se expressão de uma forma que nos marca, o objetivo da marca é criar uma conexão através de sensações agradáveis ou até afetivas. As marcas se expressam através de tudo, desde o nome até o design do produto passando pelo logotipo, cor e o slogan. Existem empresas que se utilizam de todas as formas de expressão da marca para ter um maior aproveitamento na sua comunicação
Outros fatores que também formam impressões em nossa memória são os sabores, aroma, textura etc. Isso porque eles são responsáveis por associações mentais que ajudam na construção dos sentidos, se tornando assim elementos de identidade e expressividade marcaria.
A marca existe em um espaço psicológico, consistem em uma entidade de conteúdo psíquico, mas que é absolutamente dinâmico, flexível e orgânico. A publicidade é o nosso caminho até a mente do consumidor nos permitindo fazer várias imagens símbolos e sensações para podermos definir a marca. Dentro desse mundo podemos criar imagens, personagens, histórias que, graças a publicidade, ficam associadas e conseqüentemente passam a definir a marca.
O NOME DA MARCA
O nome é aquilo que nos dá uma idéia, um conhecimento prévio daquilo que estamos nos referindo. No ambiente mercadológico é a parte da merca que é constituída de palavras ou letras. O nome de uma marca é um nome próprio porem ela só designa uma única entidade. Os nomes podem ser criados de varias formas desde signos arbitrários até uma expressão claramente denotativa da identidade da empresa.
Com o passar do tempo o nome da marca pode se tornar tão forte que se desliga do fabricante e passa a ser ligada ao próprio produto, como a Bombril e a Gillete.
Muitas marcas têm o nome do seu fundador outros são tirados do léxico da língua, mas, o que conta na verdade são os efeitos que esses nomes são capazes de gerar dentro do processo de comunicação.
A criação do