Resumo
A nova Coleção de Geografia destinada ao Ensino Fundamental II tem como objetivos resgatar a essência da ciência geográfica. Pensamos que, ao longo da última década, a ciência geográfica, na tentativa de se adaptar aos novos tempos, perdeu um pouco de sua identidade, eximindo-se de tratar temas específicos da Geografia para se deter em estudos ligados quase que, exclusivamente, à atualidade. Acreditamos que discutir a contemporaneidade é também um papel da Geografia, que é a ciência que nos fornece ferramentas para a compreensão do espaço em todas as suas dimensões. Entretanto, a compreensão desse espaço não pode restringir suas discussões às questões contemporâneas, aos conflitos e às questões econômicas. Há uma parte importante do espaço geográfico que, a nosso ver, tem sido relegada pela Geografia: o espaço físico do nosso planeta.
Não se trata de trazer de volta a Geografia tradicional, que tratava esse tema de forma meramente informativa, compartimentada, desvinculando a sociedade do meio físico e ignorando as interferências sociais no espaço físico. Trata-se de trabalhar a interrelação que se estabelece entre os diversos espaços geográficos e sua interação com as sociedades humanas.
A Coleção busca desenvolver os temas propostos buscando a construção do conhecimento e de metodologias capazes de responder às questões postas pela ciência geográfica visando à formação do cidadão, capacitando-o para enfrentar o século XXI com dignidade e dinamismo em suas ações individuais e coletivas.
A Geografia trabalha em alinhamento com o mundo, que está em constantes transformações, suscitadas pela revolução técnico-científica, pela globalização da economia e pelos problemas ambientais que deram aos conhecimentos de Geografia um novo significado.
Como ciência social, é importante que a Geografia cumpra seu papel, através do pensar as relações da interdependência, da conexão de fenômenos, numa ligação entre o sujeito