Resumo
Curso: Serviço Social Disciplina: Metodologia Trabalho social Professor: Luciana Lôbo Aluno: Lauceni Pinto de Sousa
Fichamento
27 de Março de 2012
Icó-CE
Racionalidade do Serviço social (pp. 101-184). Segundo capítulo.
Guerra, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2010.
“O primeiro pressuposto da história humana é o de que os homens para prover sua existência material, relacionam-se com a natureza, transformando-a, e, ao fazê-lo, transformam-se, a si mesmos. O segundo pressuposto é o de que este ato de auto criação e de utotrans formação incide sobre os outros homens, alterando sua natureza individual e distinguindo-os de outros seres vivos. Neste processo, homem constitui-se num ser prático-social que se realiza pelo trabalho.” (p.101)
“O homem transforma a natureza e, ao fazê-lo, transforma-se a si mesmo e a outros homens, É esse movimento que consubstancia a sociabilidade humana, esta, constituinte e constitutiva de duas determinações fundamentais: pensamento e constitutiva.” (p.101)
“O trabalho é para o homem a condição natural da sua existência, a sua condição de homem. (...) Esses meios de trabalhos ou condições matérias medeiam à relação entre a força ou capacidade de trabalho e o objeto sobre o qual incide sua ação, mediante um projeto ou finalidade”.(p.102)
“Os meios de trabalho são, para Marx, as indicações do grau de desenvolvimento das forças produtivas e das condições sociais em que o trabalho se processa. (p.102)
“É a partir dessas condições que os homens, ao realizarem a reprodução da vida material, estabelecem finalidade, gestadas no confronto entre necessidades e realidade”. (p.102)
“Nesse processo, meio e objeto de trabalho encontram-se presente como meios de produção. (...) Atribui-lhes o caráter de matéria-prima, meio de produção ou produto. É o seu "valor natural”,