resumo
È preciso ais que palavras para que reformar o sistema penitenciário, antes da educação? É necessário que os jovens sejam presos para aprender?
Nosso sistema jurídico deveria adotar um sistema de cumprimento de pena, onde o menor infrator seria levado ao trabalho e ao estudo, desta forma estaria contribuindo com a sociedade, e ao mesmo tempo pagando pelo seu crime, usando o sistema progressivo, trabalhando e estudando para o seu sustento dentro de uma instituição filantrópica, pois a menoridade não serve apenas para o voto, mais para punir o próprio menor de um crime, não o deixando impune perante a sociedade.
O grande problema do Brasil diante da criminalidade do menor ou maior infrator, é meramente social, pois o maior infrator não teve nem ainda tem um suporte educacional, saúde, para que ele não tenha tendência a cometer crimes, ou seja eles cometem crimes não porque querem, mais sim por uma força maior que parte deles, para que eles cometam determinados delitos. “O homem é um produto do meio”. Jean Jacques Rousseau dizia: “O homem nasce bom mais a sociedade o corrompe”.
Podemos concluir que o problema não está na idade e sim na sua base de formação. Se dermos uma boa educação, há uma tendência muito grande de aumentar a maioridade e não diminuir.