resumo
A terapia é um espaço que vai sendo construído ao longo dos encontros entre o Psicólogo ou Filosofo clinico e sujeito. Existem varias questões que levam as pessoas a procurar qualquer um desses dois profissionais.Desde problemas de ansiedade , de depressão,insegurança,traumas de acidentes ou perdas ate outros problemas relacionados com mal estar psicológico ou afetivo.
A Psicologia clinica e a Filosofia clinica vão se assemelhar quanto ao atendimento terapêutico. Para explicar essa semelhança é necessário explicar primeiro como é o atendimento clinico de ambas .Lembrando que a Psicologia possui diversas terapias,portanto vamos delimitar entre essas diversas, a abordagem analista Jungiana.Lembrando também ,que não precisa ser psicólogo para ser analista,porém vamos estar falando especificamente de psicólogos que usam essa abordagem teórica.
O Filosofo clinico ao atender o individuo utilizando o método Estrutura de Pensamento. Esse método auxilia o Filosofo, a conhecer a estrutura do individuo, quais os pré-juizos , emoções,papeis existenciais etc.Na primeira sessão o filosofo pergunta ao individuo o que levou a fazer a terapia.Em seguida o Filosofo identifica a queixa inicial e pede para que ele conte sua historia de vida.A parti do relato,o Filosofo compreenderá a origem do mal estar.Logo depois ele começara a trabalhar nas sessões juntamente com individuo auxiliando para que ele próprio consiga refletir sobre o problema.
O analista com abordagem teórica baseada em Jung usa varias técnicas para chega ao inconsciente do individuo como:analise de sonhos, imaginação ativa,expressões com desenho e etc. Essas técnicas vão variar de pessoa para pessoa.Na primeira sessão o analisando conta a sua historia de vida, que contem informações sobre o por quê ,dele esta no consultório,sendo analisado.Depois o analista, analisa a história do sujeito e o contexto social e coletivo inserido.A diante o Analista