Resumo
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MAYARA GOMES DOS SANTOS RODRIGUES DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE VISITAS
FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO
SÃO PAULO
2013
RESUMO
Relata o projeto da casa de Maria Luisa e Oscar americano que fora projetada pelo engenheiro-arquiteto Oswaldo Arthur Bratke. A casa é ícone de modernidade em que marca seu registro em um dos períodos da arquitetura residencial.
Do arquiteto da obra (bibliografia)
Oswaldo Arthur Bratke (1907 – 1997) nascido na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, mudou-se em 1914 para São Paulo. Três anos depois, ele começou a estudar na Escola Americana. Desde criança Batke, nutria a paixão pelo desenho. Roberto, um de seus filhos, guardou trabalhos do pai feitos de observação – galhos, frutas, pássaros – alguns datadas de maio de 1980, ou seja, quando ele tinha apenas oito anos de idade.
Entrou na escola de engenharia do Mackenzie e logo deu início à prática: em 1929, com Eduardo Kneese de Melo, Oscar Americano e Clóvis Silveira, abrindo um escritório de topografia. Com Oscar Americano, um de seus melhores amigos, deu vida a inúmeros projetos.
Depois de formado, dedicou-se à construção civil. Em 1933 e 1942, manteve sociedade com Carlos Botti. Na ocasião, construiu casas ecléticas. Após a morte de Botti, passou a exercer apenas a atividade de arquiteto.
Foi presidente do IAB/SP em 1953 a 1954. Sua importância, entretanto, deve-se a projetos como: as casas no Morumbi e a Vila da Serra do Navio, munícipio situado no centro de Amapá, para abrigar os funcionários da ICOMI (Indústria e Comercio de Minérios), firmou contrato de exploração de manganês amapaense por cinquenta anos que se completaram em 2003.
As obras de Bratke pode ser dividida em três períodos: eclético, transição (do eclético para o moderno) e moderno. No período de transição,