resumo
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: ALINE RAFAELA
ASSUNTO: AS SOCIEDADES TEOCRATICAS
O Egito, a mesopotâmia,e o corredor sírio-palestino,constituem o chamado crescente fértil,uma meia lua que abrange as melhores terras do oriente médio ,nessa região surgem as primeiras civilizações agrícolas,
A CIVILIZAÇAO EGIPCIA CARACTERISTICAS GEOGRAFICAS:
O Egito é um Oasis no meio do grande deserto do Saara, tem um clima muito árido.O rio Nilo oferece água e terra arável,através das inundações periódicas.Fazendo surgir canais de irrigação,e os egípcios conseguiram tirar o máximo proveito do rio Nilo.
ORGANIZAÇÃO POLITICA:
A administração forte e centralizada dos faraós fez do Egito uma sociedade politicamente estável e continua.
FASES POLÍTICAS:
Período pré-dinástico: formação dos nomos-agrupamentos dos primeiros habitantes e a unificação baixo e alto Egito,por Menés.
Antigo Império: Teve como capital Tinis, posteriormente Mênfins, nesse período constituiu-se a organização adm.dos faraós e foram constituídas as pirâmides do Egito: Quéopes, Quéfren, Miquerinos.
Médio Império: Com a capital em Tebas, sendo um período de prosperidade econômica e cultural.Terminou com a invasão dos hicsos(povo nômade da Ásia). Eles utilizaram táticas de guerra desconhecidas pelos egípcios como o uso de carros de combate puxados a cavalos . Dominaram o Egito por cerca de 170 anos.
Novo Império: Marcado pela expansão militar. Logo no inicio ocorre a expulsão dos hicsos e posteriormente numerosas conquistas através de Tutmes III. O Egito expande sua fronteira com a Ásia ate o rio Eufrates,conquistando a Síria, Palestina, na África a dominação se estende ate Núbia,rica em jazidas de ouro.
A partir do faraó RAMSES III, o novo império entrou num período de decadência. Diversos povos estrangeiros invadem o Egito .
Por volta de 635-525 a.C. houve um período de revigoramento conhecido como Renascença Saíta; entretanto não foi suficiente para deter