REsumo
Quando Michael Berg conversa com o professor que sabe de um motivo para inocentar Hanna mas não diz o motivo .Então o professor argumenta que para que serve estudar se na hora que é preciso de ação ele fica calado?E fica bem chateado.
A seleção é o momento chave do filme onde mostra que a falta de instrução dela ,leva-a se condenar ao usar as palavras erradas. E ao falar a verdade quando todos mentem. A referida seleção era a dos prisioneiros que ela e as demais guardas iriam mandar para Auschwitz, o que era certeza de quase morte.
O Michael ao visitar um dos campos de concentração faz agente sentir que apesar de Hanna ter trabalhado ali também era uma “prisioneira” fisicamente do lugar pequeno cheio de tanta gente , tanto quanto mentalmente, sociologicamente, psicologicamente.
A vergonha de não saber ler nem escrever fez com que ela assumisse toda a culpa daquilo que ela não fez e nem era Chefe das guardas. Já que fica claro que o julgamento precisava de um mentor para ser dito como culpado.Da parte das outras acusadas por aparentemente ter mais estudo perceberam que era mais fácil acusar uma mente fraca do que todas assumirem suas respectivas responsabilidade dentro da acusação.Hanna termina sendo acusada por participação especial no assassinato de 300 pessoas é sentenciada a prisão perpétua.Enquanto as outras pegam só 4 anos de cadeia.