Resumo
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
M. S. N.
RESUMO
MATA DE SÃO JOÃO- BA
2013
M. S. N.
RESUMO
MATA DE SÃO JOÃO
2013
Os negros sempre foram objetos indesejáveis na sociedade que ele estavam inseridos, sempre foram vistos com um olhar de repudio, e condenação. Porém muitas lutas se travaram nos últimos anos e os negros tem conseguido vencer os obstáculos que os impediam de circuncidar na sociedade, mostrando suas qualidades, suas culturas e os seus valores, mudando aos poucos os olhares da sociedade. Para tanto em 2003 foi criada a Lei 10.639/2003 que exige legalmente a obrigatoriedade do ensino da História e da cultura Africana e Afro Brasileira na educação básica.
A escola é fundamental para o combate ao preconceito e à discriminação. Nela convivem crianças de origens sociais e culturais diversas, ensinam-se as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença; apresentam-se à criança os conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo. (PCN/Temas transversais– Pluralidade Cultural 1997, p. 21).
A lei é ostentada pelo governo brasileiro e pela comunidade afrodescendentes, construída ao longo do tempo no Brasil. Com essa lei o governo tem como objetivo a reparação dos danos sofridos, reconhecimentos dos seus direitos, civis e sociais, ressarcindo-os e gerando assim uma valorização de respeito a sua cultura e sua descendência.
A criação dessa lei, foi projetada por negros que vivem Brasil desde o século XIX para ser implantada nas escolas com o intuito de fazer uma reeducação das relações étnicos-raciais, porém essa intenção tem sido colocadas a de maneira errônea pelo livro didático que muitas vezes deixa de mostrar o real valor do negro, sua história de bravura e heroísmo, para mostrar um lado de coitado, despertando assim pena nas pessoas quando na verdade a