Resumo
1- Escolha um texto (de preferência editoriais de jornais, matérias opinativas).
2- Faça um resumo do texto.
3- Identifique os argumentos utilizados pelo autor do texto.
4- Faça uma analise do texto, considerando a validade ou não das idéias nele apresentadas.
Resumo
Hoje, há uma grande quantidade de leis e regulamentos criados pelo poder público que determinam na visão deles o que é melhor para o cidadão. Dentre eles a proibição da publicidade de mamadeiras, chupetas e bicos para mamar, que tem como objetivo a promoção da amamentação no seio materno, e a lei do estado do Paraná que proíbe e exposição de propagandas com palavras em idioma estrangeiro. Todas essas proibições acabam por interferir no cotidiano das pessoas, assim como tiram a sua liberdade de expressão.
Argumentos
O cidadão não sabe a quantidade de coisas que está proibido de ler, ver e ouvir.
No momento, há no Congresso Nacional mais de 200 diferentes projetos de lei que estabelecem algum tipo de proibição ou limitação.
Todas as vezes que se escreve alguma lei sobre questões nas quais a liberdade de expressão está envolvida, o cidadão fica menos livre para se exprimir.
Além de o indivíduo obedecer á lei comum e respeitar os direitos dos outros, ele precisa, também, levar uma vida considerada virtuosa e ser protegido de si próprio.
Resenha
O texto fala das limitações e proibições estipuladas por lei e projetos de leis que têm o intuito de escolher ou selecionar o que seria na visão dos seus criadores algo bom ou ruim para a população. É focado principalmente no controle de publicidades de produtos e serviços. As mais diversas leis e proibições são implantadas a nível nacional ou somente de acordo com os estados ou municípios, mostrando assim que não temos a liberdade de expressão por direito. É claro que não sobreviveríamos a um mundo sem limite algum, mas há de se concordar que o exagero deste, nos deixa sem espaço para decidirmos por nós