RESUMO
Tema: Psicanálise
Neurose
Definição: Neurose, também conhecida como psiconeurose ou distúrbio neurótico, é um termo que se refere a qualquer desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade, porém ao contrário da psicose e algumas outras desordens mentais, não impede ou afeta o pensamento racional.
Freud entendia a neurose como o resultado de um conflito entre o Ego e o Id, ou seja, entre aquilo que o indivíduo é (ou foi) de fato, com aquilo que ele desejaria prazerosamente ser (ou ter sido), ao passo que a psicose seria o desfecho análogo de um distúrbio entre o Ego e o Mundo.
Freud em suas investigações na prática clínica sobre as causas e funcionamento das neuroses, descobriu que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais e, confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período de vida deixam marcas profundas na estruturação da personalidade. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica e é desenvolvido o segundo conceito mais importante da teoria psicanalítica: a sexualidade infantil. Estas afirmações tiveram profundas repercussões na sociedade puritana da época pela concepção vigente de infância “inocente”
Segundo Freud, as psiconeuroses, a histeria, a neurose obsessiva, a neurastenia, a esquizofrenia e a paranoia se baseiam em fortes pulsões sexuais. Entende-se pulsão sexual como representante psíquica de uma fonte contínua de fluxo de estimulação que se estabelece por excitações isoladas. Surgem então, duas formas de excitações, e uma destas formas é especificamente sexual, isto é, o órgão em questão é a zona erógena da pulsão sexual que dela surge. O papel das zonas erógenas é óbvio no caso das perversões que designam a importância sexual aos