Resumo
Nemo, um filhote de peixe-palhaço que perdeu a mãe, todos os seus irmãos, ainda em ovas prestes a nascer, e o movimento de uma de suas nadadeiras em um ataque de uma barracuda. Por sua idade e por seu pouco conhecimento de mundo, o personagem não tem muita noção do perigo e é a própria caracterização da inocência.
Marlin, o pai de Nemo vive traumatizado com os perigos do mar desde o incidente com sua esposa, sempre privando sua cria de fazer o que ele quer em nome de sua segurança. Cheio de tiques nervosas e manias provocadas pelo medo, Marlin se torna um personagem frustrado e com pouca vontade de novidades, inclusive quase impedindo o filho de frequentar a escola de peixes.
Logo no primeiro dia de aula, Nemo acaba sendo capturado por um mergulhador enquanto tentava provar ao pai que tem a maturidade suficiente para nadar em mar aberto, o que o leva até um aquário no consultório de dentista.
Enquanto Nemo conhece os mais diversos peixes comprados em lojas de animais e capturados no mar que desejam a liberdade de viver no mar, Marlin parte em uma jornada atravessando todo o mar da Austrália para recuperar o filho. Desesperado e até certo ponto descrente de conseguir reencontrar o filho, suas primeiras nadadas mais parecem um salto para a morte, colocando-se frente a tudo o que medo. Mas aí aparece Dory.
Dory deve ser o único peixe dos mares da Austrália inocente o suficiente para acreditar na busca de Marlin em reencontrar o filho e acaba sendo o estímulo não só necessário, mas crucial para Marlin não desistisse de reencontrar o filho.