Resumo
A comunicação é um processo importante que influencia nos relacionamentos principalmente profissionais da vida cotidiana de um indivíduo, ou seja, nas empresas existem vários tipos de comunicação como mostra no texto.
De acordo com o texto o principal objetivo da comunicação organizacional é gerar consentimento. Produzir aceitação, por meio de comunicação expressiva - emocional, deve ser o objetivo dos profissionais que lidam com comunicação nas empresas. É o que se deduz dos resultados até agora obtidos por estudos empíricos.
Existem três direções do fluxo de comunicação como: fluxo horizontal, vertical e lateral. Em todos estes fluxos não podem acontecer divergências, nem ruídos, pois isso pode interferir no processo do trabalho.
No entanto, nem sempre o processo de comunicação das empresas segue um fluxo contínuo. Não existe no caso uma “receita de bolo”, isso porque as pessoas inseridas em uma organização são diferentes e podem entender a informação passada de forma diferente também.
Dentro dessa perspectiva, coloca-se a necessidade dos empregados se engajarem no processo de tomada de decisões, procurando-se viabilizar alguns mecanismos de consultas.
Para isso, o melhoramento da comunicação pode evidenciar a eficácia da mesma. Mas, o que seria, afinal, a eficácia? Pode-se definir eficácia organizacional como a extensão em que todas as formas de rendimento para a organização são maximizadas.
A questão inicial parece se concentrar num dos componentes básicos da eficácia: a eficiência. Possivelmente, a Teoria de Sistemas nos dê uma boa acolhida à explicação de eficiência.
Graças à eficiência, uma organização promove seu crescimento e sua sobrevivência. Relaciona-se, assim, eficiência ao potencial técnico e econômico da organização. No entanto, a sobrevivência de uma organização não depende apenas dos níveis tecnológicos e econômicos. Na medida em que ela se insere no contexto social, necessita