Resumo
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
DISCIPLINA: PROCESSOS PRODUTIVOS
Josiele de Bovi
Natalia Dutra
Sinara Soares
TPM
Caxias do Sul, 31 de agosto de 2011.
TPM
Total Productive Maintenance
(Manutenção Produtiva Total)
Na busca de uma ferramenta para apoiar as novas atribuições podemos indicar o TPM para a otimização dos processos produtivos, mostrando a evolução da manutenção e suas ligações com outras ferramentas da Produção Enxuta, podendo se aplicar em diversos setores tais como mineração, montadoras, metalúrgicas, etc., que estão enfrentando nos últimos anos, períodos com mercado aquecido e outros períodos de crise mundial levando a produção quase zero. Sendo que a equipe de manutenção tem que se adequar a cada momento, com equipes menores e mais equipamentos, instalações maiores e mais complexas, “fazer mais com menos’.
O objetivo da TPM é a melhoria da estrutura da empresa no que tange a máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, produtos etc. Através do aprimoramento das capacitações pessoais envolvendo conhecimento, habilidades e atitudes. Mudando o perfil do empregado, pois ele passa a ser mais especializado através do conhecimento adquirido em função das novas habilidades. Não basta, apenas, reparar o equipamento ou a instalação tão rápido quando possível, mas, principalmente, é preciso manter o equipamento disponível para a operação, evitar a falha e reduzir os riscos de uma parada de produção não planejada, sem esquecer as falhas que podem trazer qualquer prejuízo à segurança de todos e ao meio ambiente.
Manutenção Produtiva Total têm como características: 1. Proporcionar lucros; 2. Ser um sistema integrado; 3. Manutenção espontânea, executada pelo próprio operador.
O TPM é um método japonês que foi originalmente definida pela Plant Engineer Association do Japão.
Os termos empregados são aceitos e mantidos nos dias atuais. Tais, como: * Maximização do rendimento operacional dos