Resumo
RESUMO: UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA.
O ingresso no curso superior implica uma mudança substantiva na forma como professores e alunos devem conduzir os processos de ensino e de aprendizagem. Tal ensino se consolidou em três objetivos, sendo o primeiro deles a formação de profissionais em diferentes áreas aplicadas, o segundo objetivo é o da formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento, o terceiro é aquele referente à formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante.
Na Universidade, ensino, pesquisa e extensão efetivamente se articulam, mas a partir da pesquisa, ou seja: só se aprende, só se ensina, pesquisando; só se presta serviço à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa propriamente dita.
O processo de ensino/aprendizagem no curso superior tem seu diferencial na forma de se lidar com o conhecimento; o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante e não mais ser assimilado passivamente. A pesquisa, como processo de construção de conhecimento, tem uma tríplice dimensão propriamente epistêmica, uma vez que se trata de uma forma de conhecer o real; uma dimensão pedagógica, pois é por intermédio de sua prática que ensinamos e aprendemos significativamente; uma dimensão sócia, na medida que são seus resultados que viabilizam uma intervenção eficaz na sociedade através da atividade de extensão.
A implantação em nosso país de escolas superiores totalmente desequipadas das condições necessárias ao desenvolvimento de uma prática de pesquisa; não profissionaliza, não forma o aluno nem mesmo transmite adequadamente os conhecimentos disponíveis no acervo cultural. Limita-se a repassar