Resumo ética a nicomaco
LIVRO I . Toda ação e escolha tem por finalidade um bem qualquer, o bem por sua vez é tudo aquilo a que as coisas tendem, más observa-se entre os fins certa diferença, alguns são por atividade e outro são produtos diferentes das atividades que o produzem, onde existem fins distintos das ações, são eles por natureza mais excelente do que estas.
Se existe para as coisas que fazemos algum fim que desejamos por si mesmo e tudo o mais é desejado por causa dele, tal fim deve ser o bem, ou melhor, o sumo bem. Esse bem é objeto da ciência mais prestigiosa e que prevalece sobre tudo. Esta é a ciência política, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas em uma cidade-estado. Todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem, então seria mais sensato procurarmos os mais alto de todos os bens que se podem alcançar pela ação. Esse bem supremo é a felicidade e consideram que o bem viver e o bem agir equivalem a ser feliz. Alguns identificam a felicidade com a virtude, outros com a sabedoria prática, outros com uma espécie de sabedoria filosófica outros com estas, ou uma destas, acompanhadas ou não de prazer; e outros ainda também incluem a prosperidade exterior.
LIVRO II Existem dois tipos de virtudes a virtude intelectual e a moral. A primeira esta ligada ao ensino, é um caminho longo que requer tempo e dedicação, já a virtude moral é adquirida em resultado do hábito. Pela nossa relação com os homens nos tornamos justos ou injustos, em momento de perigo o medo ou a ousadia nos faz covarde ou valente, é por essa razão que devemos atentar para a qualidade dos atos que praticamos, pois nossas disposições morais correspondem às diferenças entre nossas atividades. O prazer ou a dor devem ser tomados como sinais que indicam nossas disposições morais, A excelência moral esta ligada ao prazer e sofrimento; é por causa do prazer que praticamos más ações, e por causa do sofrimento que