Resumo: áfrica . resenha: ilha das flores
R E S U M O
“Como a ajuda humanitária agrava a crise de fome na África”. A autora Nana Queiroz aborda nesse texto questões sociais arraigadas na África, onde se discute seriamente que as doações mais atrapalham do que ajudam o povo africano. Refere-se a recursos enviados a uma sociedade paupérrima, cuja economia deveria ser beneficiada. Consequentemente, o recebimento desse dinheiro sufoca pequenas iniciativas de comércio em decorrência da grande oferta gratuita.
Distante dos meios econômicos, uma assistência mal planejada pode fragilizar até a estrutura organizacional política desses países, até mesmo relações entre governantes e governados. Argumenta-se que, só um governo potente e com estratégias de desenvolvimento é capaz de emergir sua população da miséria, e o que mantém uma nação organizada e em dias com seus impostos é a confiabilidade de que o estado lhe presta um serviço imprescindível.
Contudo, se quem supre as necessidades básicas de um povo são nações internacionais, por meio de doações, o governo interno enfraquece e toda a sociedade deixa de cumprir o que deveria ser uma hierarquia de poder.
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Curso de Língua Estrangeira Moderna – Inglês Atividade PARFOR – Programa de Ações Articuladas Docente: Elaine Frossard Oficina de Leitura e Produção de Textos Discente: Lidijones Maia e Miranda
R E S E N H A
Ilha das flores. Direção de Jorge Furtado. Porto Alegre – RS: Casa de Cinema de Porto