Resumo R Pido De Biologia Celular
Células procariontes e eucariontes
Células procariontes são menos complexas, pois foram os primeiros a surgir, possuem um nucleóide disperso no citoplasma por não possuírem carioteca. Não possuem endomembranas, o modo de obtenção de energia é pela fermentação.
Células eucariontes possuem DNA associado a histonas, possuem endomembranas como o complexo de golgi, possui um núcleo envolto por carioteca. Possuem mitocôndrias e cloroplastos para sintetização de energia. O processo de obtenção de energia é pela fotossíntese ou respiração aeróbia.
Componentes químicos da célula
Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.
Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso é classificada como solvente universal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo.
Glicídio: atua na armazenagem de ATP.
Oxigênio: formador de radicais livres participa das reações oxidativas.
Nucleotídeos: presentes no RNA e DNA. Constituem a base química da hereditariedade por conterem as informações genéticas.
Aminoácidos: Presente em proteínas e enzimas. Tendo funções na membrana plasmática.
Sopa Biológica
A sopa primordial é uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. O processo é conhecido como "abiogênese", demonstrando que, em algum momento, material inorgânico transformou-se em material orgânico. A atmosfera não tinha oxigênio, sendo rica em HIDROGÊNIO, AMÔNIA, ÁGUA EM VAPOR e METANO. Conforme a teoria da sopa primordial, essas substâncias foram preparadas para produzir aminoácidos de acordo com as condições da atmosfera primitiva, com descargas elétricas, radiações U.V., os quais teriam sido capazes de se combinar para criar