Resumo - o óleo de lourenzo
Depois de três anos morando na África, mais precisamente na ilha de Comores, Lorenzo e seus pais, Mikaela e Augusto retornam aos estados unidos. Nesta volta Lorenzo começa a apresentar os primeiros sintomas da ALD adrenoleucodistrofia, uma doença extremamente rara e que provoca uma incurável degeneração no cérebro. Seus pais ainda sem saber do que se tratava buscam por respostas em diversos médicos, até que receberam o diagnostico definitivo. Começa então uma busca exaustiva por possíveis tratamentos e terapias para Lorenzo.
Apos passar por vários médicos e tratamentos mal sucedidos os pais de Lorenzo resolvem se empenhar e estudar sobre medicina, tentar buscar por conta própria algo que possa ajudar seu filho foi a saída que encontraram. Meses se passaram, e uma primeira alternativa de tratamento foi descoberta pelos pais, com uma dieta a base ácido oléico em forma de azeite de e mesmo com advertências medicas começaram a tratar de Lorenzo.
A dieta funciona, e Lorenzo melhora após a queda das taxas de gordura que causam sua doença. Com o tempo os níveis se estabilizam e a dieta se torna obsoleta, levando ao inicio de uma longa época de pesquisa para outra terapia alternativa. Nesse momento o casal entra na etapa mais difícil dessa jornada, as esperanças já estão perto de se esvair. Em um momento de superação reencontram forças e acabam descobrindo o ácido erúcico, que introduzido na dieta de Lorenzo promove significativos avanços, superando as expectativas de vida para um portador de ALD.
Surge então uma nova batalha, essa contra as grandes indústrias alimentícias e medicas, para que o novo óleo seja produzido para todas as famílias que tem filhos com a doença também passem usufruir deste tratamento. No final do filme