Resumo o que é o brasil, brasil
De acordo com as características de cada evento, da Matta distingue dois tipos de festividades. Segundo o autor, existem as festas da ordem, as quais celebram as relações sociais tais como elas operam no dia a dia, de modo a legitimar uma hierarquização, e o Carnaval, isto é, a comemoração que promove a desordem, desestabilizando os estamentos e concordatas estabelecidas e praticadas pela sociedade.
As festas da ordem são identificadas no capítulo como sendo ritos de reforço, de maneira que um ordenamento vertical é rigidamente respeitado. Pode-se perceber que há uma convenção de ações e, com isso, o corpo deve ser contido ou neutralizado. Nos rituais sagrados, por exemplo, existe a noção de devoção e dever a fim de conter o corpo por Deus, ou, no caso de festas cívicas, pela ordem. Assim, percebe-se que o respeito é assegurado a qualquer preço, de maneira que a contenção do corpo signifique a liberdade de espírito.
Apesar de a hierarquização e ações concatenadas, ocasionadas pelas festividades da ordem, serem mais explicitas em ritos públicos, como em igrejas ou datas cívicas, é mostrado pelo autor que estes também estão largamente presentes em âmbitos menores, mais particulares, como casamentos, formaturas, funerais ou aniversários. Visto que é necessário que haja um centro de celebração, no qual toda a festividade seja envolta, os festejos resgatam modelos que supostamente ocorreram, e respeitam uma verticalização. No caso de casamentos, por exemplo, separa- se por meio de vestimentas, ações e lugares