Resumo O Que Leitura
Esta síntese aborda a importância da leitura na vida de cada individuo novas reflexões. Tem como objetivo mostrar que a qualquer momento pode se iniciar a pratica da leitura, adquirir maturidade e transformação de si mesmo. Analisar o que está em volta, situações; fazer uma reflexão do sistema educacional buscar a independência através do conhecimento e considerar a hipótese de tentar produzir textos.
Palavras – Chaves: Leitura. Iniciar. Transformação. Analisar. Reflexão.
Produzir.
Introdução
É notório que as pessoas que dominam a leitura no Brasil, são bastante baixas, o analfabetismo funcional é uma realidade. A leitura tem uma extensão bem maior do que parece, não somente de palavras. A decisão do individuo é importante para um processo de aprendizagem e maturidade para leva-lo a novas possibilidades – novas reflexões e a experiência de produzir.
Dizem os pesquisadores da linguagem, em crescente convicção: aprendemos a ler lendo. A síntese discute a leitura e tipos, as barreiras ao ato de ler, o critico a um sistema educacional deficiente, incentivos e exemplos de que se pode transformar esse quadro, Martins, Maria Helena (1994).
Desenvolvimento
Quando falamos em leitura, relembramos a época de escola ou leitura de um jornal, revista, ou seja, palavras lidas passivamente. Existem alguns tipos de leitura a de situações, objetos, pessoas. Nunca é tarde para reagirmos ter atitude para não nos tornamos passivos e influenciáveis. Reagimos para conhecer a leitura aprendermos a interpreta-la, critica-la e questionar, ser curiosos e observar tudo e todos a nossa volta.
A autora cita “Deixa de ler pelos olhos de outrem”, adquirimos independência racional. O fator principal deste resultado é o sistema educacional do nosso país, que sempre educou de forma automática, onde o importante é decorar sem questionar e saber o porque, uma cultura desumanizada.
Como até nos dias de hoje o sistema de alfabetização deixa a desejar, devemos querer a transformação de nós