resumo : O poder e a lei
O filme trata-se de um advogado criminal ambicioso, que vê o direito como uma balança para cumprir as leis nas proporções corretas, apesar de desempenhar sua função muito bem, é muitas vezes criticado pelos seus companheiros de trabalho e sua ex-mulher (promotora), pois coloca em liberdade quem merecia estar preso ou diminui a pena de criminosos.
Michael Haller traz duas características bem distintas da advocacia, que ás vezes vão contra a ética da profissão.
O lado bom era que oque ele mais tinha medo era de não ter a capacidade de reconhecer a inocência de um cliente, fato que ficou bem claro logo após que um de seus clientes é condenado á prisão perpétua inocentemente, fato que levou Haller a procurar provas para provar sua inocência. Porém, ao mesmo tempo em que ele desempenha a parte “correta” da advocacia, também desempenhava a parte obscura da advocacia, que violava a ética da profissão em algumas situações pois parecia não ter limites quando queria ganhar dinheiro, cometia subornos e inventava despesas, pagamento de perícias tudo isso com um único objetivo , ganhar dinheiro , oque muitas vezes leva a uma compreensão equivocada da profissão de advogado .
No caso de Roulet , ele se depara com um jovem rico acusado de cometer um estupro , oque despertou sua ambição . Inicialmente Roulet não fugia à regra e a alegava inocência também. O caso corria em paralelo com outros e tudo andava conforme o previsto até que o investigador chegou perto demais. Evidências de outro caso cruzavam diretamente com o mais recente e achou no caso de Roulet a solução para o caso anterior, visto que Roulet era o verdadeiro culpado pelos dois casos, oque inocentou o condenado a prisão perpetua fato que deixou bem claro as duas características citadas anteriormente.