Resumo o mundo de sofia (capítulos de 1 a 3)
Capítulo I
“Sofia espreitou para a caixa do correio antes de abrir o portão do jardim. Geralmente havia muita publicidade e alguns envelopes grandes para a sua mãe. Sofia colocava sempre um monte de cartas na mesa da cozinha, indo depois para o quarto fazer os trabalhos de casa. Nesse dia havia apenas uma pequena carta na grande caixa do correio, e era para Sofia. "Sofia Amundsen" estava escrito no pequeno envelope. "Klõverveien 3". Era tudo, sem remetente. A carta nem sequer tinha selo. Imediatamente após ter fechado o portão, Sofia abriu o envelope. Encontrou uma pequena folha, que não era maior do que o respectivo envelope. Na folha estava escrito: “quem és tu”?”
O homem possui também sentimentos, disse Sofia em relação ao que disse à amiga falando que o cérebro humano era um computador complexo.
Ao receber uma carta sem remetente, apenas endereçada a si mesma Sofia leu a seguinte frase: “Quem és tu?” Bastaram apenas essas três palavras para atiçar a curiosidade e começar as indagações de Sofia. A menina passou a desenvolver raciocínios e questionamentos sobre a vida e a morte como, “porque as pessoas tem que morrer?” “Porque tudo tem um fim?” Esse fato também passou a ser mais real na vida de Sofia a partir da morte de sua avó, com isso a garota passou a ter noção de que vida e morte seriam as faces da mesma moeda. Sofia começou a se questionar também porque as pessoas tem que ficar doentes para perceberem o quanto a vida e boa. Esse é um problema humano até por ter essa consciência da morte, os animais não possuem essa percepção como, por exemplo, o gato Sherekan não tem esse sentimento.
“Decidiu verificar se teria chegado algo mais. Sofia correu para o portão e espreitou para dentro da caixa do correio. Ficou espantada quando encontrou um envelope totalmente idêntico. Mas, será que verificara, quando retirou a primeira carta, se a caixa estava, de fato, vazia? Naquele envelope também estava escrito o seu nome. Abriu-o e