Resumo o Hobbit
Logo quando o mago Gandalf aparece em sua porta convidando o hobbit para uma aventura, ele fica aterrorizado pela perspectiva de deixar sua vida confortável e se envolver em aventuras e na verdade se recusa, inicialmente, a partir com os anões, pois fará todas as tarefas difíceis e arriscadas, entre elas entrar no antigo castelo dos anões onde, agora, vive o perigoso dragão Smaug e sem a certeza de que voltaria vivo da aventura. Ele só muda de ideia de manhã, quando o grupo decide ir embora sem o bolseiro, ele repensa sua decisão e decide se juntar ao grupo lembrando sempre do que o mago disse, de que ‘há mais nele do que os olhos podem ver’.
Bilbo passa por vários perigos junto com os anões, mas após cada aventura enfrentada ele acaba crescendo nos valores certos e o grupo começam a entender o que o mago tinha dito anteriormente.
Os medos que o hobbit tinha foram superados calmamente após cada obstáculo que o grupo enfrentava. O sono, frio, a fome e o medo de não saber se conseguiria voltar para casa foram sumindo até ele perceber que estava entre amigos e que ali poderia crescer junto e ser uma ‘pessoa’ melhor de alma e coração.
Bilbo enfrentou as fraquezas de ser um pequeno hobbit e em alguns momentos conseguiu ser maior e melhor do que todos esperavam. Ele conseguiu evoluir mais do que era esperado, e sobreviver fora do seu mundo e da sua toca o que foi uma surpresa para todos, pois todos os anões duvidavam da capacidade do pequeno, mas só começou a entender os valores depois que deixou de pensar em sua confortável cadeira diante do fogo, na sala favorita da sua toca e na chaleira tocando.
Até que em uma das aventuras, Bilbo Bolseiro descobre sua astucia e coragem ao ficar a sós com Gollun ( Sméagol ) e enfrenta-lo em um jogo de adivinhações para conseguir