Resumo O Ensino De Programa O Para Dispositivos M Veis Utilizando O MIT App Inventor Com Alunos Do Ensino M Dio

688 palavras 3 páginas
Resumo: O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio

O trabalho escolhido foi elaborado pelos alunos Antonio Braz Finizola, Ewerton Henning Souto Raposo, Maelso Bruno Pacheco Nunes Pereira, Wescley Sobrinho Gomes, Ana Liz Souto O. de Araújo e Flávia Veloso C. Souza da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O tema desenvolvido foi em torno do assunto “O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio”. A equipe elaborou um curso de ensino de programação para os alunos do ensino médio, com a finalidade de ensiná-los a criar aplicações para dispositivos móveis, utilizando-se da ferramenta MIT-App Inventor, que fornece dois recursos principais que o compõem: o App Inventor Designer que á uma janela no browser, onde se constrói a interface com o usuário da aplicação, determinando quais componentes (imagens, animações, botões, sons) serão escolhidos para essa aplicação, e o Blocks Editor, onde é realizada a etapa de programação, a qual é representada pela união de pedaços de instruções no estilo de peças de quebra-cabeças.
No desenvolvimento do trabalho, ministraram quatro aulas com duração de três horas cada, utilizando-se, para isso, o material disponível no próprio site da mencionada ferramenta. Assim, em cada aula foi apresentado assuntos relacionados ao curso, e os alunos realizaram exercícios correspondentes.
Na primeira aula, o objetivo foi de instruir os alunos a utilizarem a ferramenta e a configurar o computador e o dispositivo móvel e bem como a utilização do recurso Designer e do Blocks Editor. Assim, os alunos criaram sua primeira aplicação chamada “Hello World”, e nela criaram um botão e programaram de modo quando tocado emitia-se um som.
Na segunda aula, os alunos criaram um aplicativo chamado “Magic 8-Ball”, que simula previsões de respostas a perguntas feitas pelo usuário e foram introduzidos os recursos de vibração, conjunto de

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas