Resumo: o desempenho olímpico e a bioquímica
Resumo:
A prática esportiva é um tema moderno que desperta o interesse de muitos indivíduos que querem obter uma aparência corporal, ou até mesmo obter saúde. Essa prática esportiva, dentre a mais comum são as academias, atualmente, lotadas, as ruas, com pessoas fazendo caminhada e a mais interessante das práticas esportivas é saber que podemos descansar e ao mesmo tempo perder calorias, porque estamos gastamos energia ao respirar enquanto dormimos ou descansamos. Tanto os mais simples movimentos do dia-a-dia como á grande exigência muscular dos atletas que participam das provas olímpicas, realizam atividades físicas e seja qual for á finalidade de praticá-la, o essencial, é termos consciência que gastar energia é vital para continuar vivendo. No entanto, para obtermos essa energia, é necessário, estarmos com a nossa alimentação em dia. A Bioquímica estuda as reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos, sendo assim, as células musculares precisam trabalhar em conjunto com as moléculas orgânicas para gerarem combustíveis, isto é, energia. A Bioquímica estuda como cada músculo consegue gerar movimento específico. Sabendo da necessidade dos atletas terem um treinamento bastante intenso para as olimpíadas, os estudos dessa ciência se intensificaram, para que eles não precisem recorrer a drogas ou medicamentos para aumentarem o seu desempenho.
Apesar de estarmos sempre em atividade física, existe dentro do nosso organismo uma complexa harmonia dos nossos órgãos e hormônios para que, essa atividade traga qualidade de vida. O Exercício Físico, como todo mundo já sabe, faz muito bem à saúde. Traz muitos benefícios ao Sistema Respiratório e Cardiovascular, fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.
É recomendado para todas as idades, sendo que para os idosos é sempre melhor consultar um médico antes de começar a rotina dos