Resumo I
Nesta primeira unidade você viu que as linguagens são sistemas de representação que os seres humanos desenvolvem para se comunicar e conhecer o mundo; tais sistemas de representação são compostos por conjuntos de signos, cujo uso ou combinação se orienta por determinadas regras que devem ser conhecidas para que seja possível adquirir um domínio eficiente das linguagens.
Percebemos que, dentre as várias linguagens produzidas pelos seres humanos, está a linguagem verbal, cuja matéria-prima é a palavra. O ato de nomear os objetos ou conceituar aspectos da realidade por intermédio da palavra, elemento simbólico, faz com que o homem se distancie da inteligência concreta do animal e construa a noção de temporalidade.
Vimos que as linguagens são elementos de constituição da cultura e, ao mesmo tempo, a senha de entrada para o universo cultural de um povo.
Sem a interação social não há desenvolvimento da linguagem, e sem esta não há interação social. Existem linguagens que se adaptam melhor do que outras a determinados tipos de pensamentos, concreto ou abstrato, por exemplo.
Finalmente, vimos que as línguas são um produto humano e social que organiza e ordena, de forma articulada e especial, os dados das experiências comuns aos membros de determinada comunidade lingüística.
Referências Bibliográficas
ADORNO, Th.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ARANHA, Maria Lúcia, de A. e MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo Moderna, 1993.
KOTHE, Flávio. Literatura e sistemas semióticos. São Paulo: Cortez,
1981.
LOPES, Edward. Fundamentos da lingüística contemporânea. São Paulo:
Cultrix, 1972.
UNIMES VIRTUAL
22
LINGUAGENS, LITERATURA INFANTIL E PRÁTICAS
PEIRCE, Ch. Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.
RODRIGUES, José Carlos. Antropologia e comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
UNIMES VIRTUAL
LINGUAGENS, LITERATURA INFANTIL E PRÁTICAS
23