Resumo e Comentário - Livro: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO
Prof. Aldemar Cruz
RESENHA - T1
“ QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?” – de Spencer Johnson
O livro conta a história de quatro personagens que se comportam de diferentes maneiras, mas todos com o mesmo objetivo, que é “encontrar o seu queijo”. Os personagens Haws e Hems são gnomos do tamanho de ratos, os quais possuem mentes mais complexas, justamente por serem “humanos”, e reagem de diferentes formas a diferentes situações um do outro. O os outros dois personagens são dois ratinhos, Sniff e Scurry, que não têm mentes tão complexas quanto a dos homenzinhos, mas mesmo assim ambos se comportam de forma diferente.
No início do livro temos uma reunião de um grupo de amigos que se junta para conversar sobre suas dificuldades em seus empregos e na vida pessoal, então um deles decidi contar a história desses quatro personagens para conseguir ajudar seus amigos e mostrar como essa história o ajudou.
Sniff e Scurry eram dois ratinhos que procuravam queijo em um labirinto. Hems e Haws também procuravam queijo no mesmo labirinto, todos eles sempre sempre correndo.
Um dia Hems e Haws acharam um local onde havia bastante queijo e achavam que era o suficiente para não precisarem mais. Os ratinhos também acharam esse mesmo local. Enquanto Hems e Haws se acomodaram, começaram a não correr mais e sim ir caminhando até o local e, aos poucos, se tornaram arrogantes e preguiçosos, os ratinhos continuaram a acordar cedo e ir correndo no mesmo local mesmo com o queijo sem sai de lá.
Os dias foram passando e com o tempo o queijo daquele local foi se acabando, e quando finalmente acabou, Hems e Haws ficaram assustados e confusos. Queriam que o queijo continuasse lá, para sempre. Enquanto a Sniff e Scurry, quando viram o local vazio simplesmente procuraram um novo lugar.
Hems e Haws ficaram se martirizando pela perda do queijo durante alguns dias, foi então que Haws decidiu procurar em outro local “um novo queijo”. Ele tentou convencer seu amigo a ir junto mais ele não foi.