Resumo e comentário de o mito da caverna de platão
Ele faz uma alegoria, que simboliza a situação na qual muitas pessoas vivem, estando isoladas em suas cavernas, desde a infância. Representando, nesta imagem, a ideia, que nós temos uma visão distorcida do que é real e do que não é.
No mito, os prisioneiros, estão nós representando, pois enxergamos algo muito equivocadamente e acreditamos naquilo que vemos sem um estudo mais aprofundado da coisa em si. Essas ideias, podem nos ter sido fornecida através da cultura, de conceitos idealizados e informações errôneas. Quando um deles deixa a caverna, e começa a perceber como tudo o que ele imaginava e acreditava é diferente, e vê a amplitude que o mundo tem na realidade, compreende de que estava enganado e passa a conhecer o que é autêntico e o que ele criou em sua mente, e isso só é possível pelo meio do conhecimento.
Platão usa esse símbolo, para nos ilustrar de como somos limitados e precisamos ampliar nosso horizonte, e nos libertar do que achamos e nos prender ao é que verdadeiro. Assim descobriremos um mundo cheio de paradigmas para desvendar, lugares e culturas para conhecer e ideias para mudar. O mundo é vasto e amplo, e Platão nos assegura neste mito, que devemos expandir esses horizontes e nos aprofundar em aprender coisas novas, para assim quebrarmos as barreiras que nos prender em nossas