Resumo a respeito de inflação e políticas fiscais
O que é inflação?
Inflação é mais propriamente dito como uma grande alteração na oferta da moeda, e não no valor dos bens. Com a quedo do valor da moeda então você pagará mais caro por menos bens.
Variáveis Econômicas
Estas podem ser divididas em dois grupos: variáveis nominais e variáveis reais. Sendo a primeira medida em valores monetários (quando dizemos que um saco de arroz vale R$3,00 e um saco de lentilha vale R$1,00) e a segunda medida em unidades físicas (quando dizemos que um saco de arroz vale 3 sacos de lentilha) , essa divisão é chamada de dicotomia clássica.
Com essa divisão pode-se verificar que as variáveis nominais são diretamente influenciadas pelos acontecimentos no sistema monetário, ao passo que as variáveis reais em nada se alteram, ou seja, possuem uma neutralidade monetária.
Em um curto prazo, pode-se verificar que alterações nos valores da moeda produzem efeitos de extrema relevância nas variáveis reais, portanto aqui a neutralidade monetária não se aplica. A longo prazo porém, as alterações ocorridas no sistema monetário produzem grandes efeitos nas variáveis nominais, mas insignificantes nas reais.
O que é Hiperinflação?
Hiperinflação é ocorre quando a inflação ultrapassa os 50% ao mês. Os governos que não conseguem arrecadar dinheiro suficiente de impostos para o pagamento de suas dívidas, começam a imprimir mais e mais moedas na tentativa de suprir a falta de dinheiro.
É possível prever e se adaptar a inflação anteriormente a ela, porém não se pode evitar os custos, sendo eles: O custo de sola de sapato da inflação , e Os custos de menu da inflação.
Pode ocorrer de as instituições não serem contrárias a inflação, impedindo a adaptação da população, também ocorre de que um momento em que pode se surgir inesperadamente uma inflação, sendo essa imprevisível. Ocorre ainda quando se pode prever, mas não ter certeza, a inflação incerta.
O que é política fiscal?
Política fiscal são as