RESUMO - A Participação dos Pais na Escola Influencia Uma Melhor Aprendizagem
O texto de Júlia Aparecida Séccolo, pedagoga Pós-Graduada em Gestão Educacional e formada em Programação Neurolinguistica enfoca a importância da presença dos pais na escola, analisando a importância do trabalho conjunto entre a família e escola no processo de ensino.
Inicialmente a autora questiona quais seriam as causas dos problemas de aprendizado infantil, e discorre sobre o assunto mostrando que o desenvolvimento infantil é um processo global, e evidencia que as dificuldades de aprendizado se relacionam com as características da criança, atitudes inadequadas da família e escola afetando seu desenvolvimento.
Ela cita que o processo de aprendizado da criança se dá a partir do seu nascimento e a partir desse momento o convívio familiar influencia diretamente com as trocas emocionais, a aprendizagem social, a observação e a imitação, dentre outros.
Ainda cita que por permanecer mais tempo na escola, as expectativas em relação ao seu desempenho escolar crescem e ganham importância na vida em família.
Ela alerta que a educação não compete somente à escola, mas principalmente à família, dessa forma durante o tempo que se passa junto com os filhos é sumamente importante desenvolver relações de qualidade, devido à correria da vida moderna, nos momentos de lazer deve-se dedicar tempo para dar atenção e conversar com os filhos, estabelecendo limites com flexibilidade e justiça, sem culpas ou necessidades compensatórias, procurando diminuir a probabilidade de problemas.
Ela descreve a desestrutura familiar como fonte de influencia direta na formação primaria da criança e que a separação dos pais tem influência no desenvolvimento psicológico, emocional e afetivo. Afirma ainda que a comunicação entre pais e filhos deve traduzir o amor, respeito, confiança, atenção e atender as suas necessidades básicas. Com isso os pais produzem mais confiança na criança para o processo de aprendizado, e