Resumo a paixão transformada
ALUNO: PHILIPPE SOUZA DINIZ
Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni - BH
Língua portuguesa e Literatura
Título do Livro: A Paixão Transformada
Autor: Moacyr Scliar
Mensagem principal: Neste livro, Moacyr Scliar reúne e comenta trechos de textos que, ao longo da história, registraram opiniões e fatos relativos à doença e à cura. Ao fazê-lo, com a acuidade de sempre e o humor contido que caracteriza sua prosa, resgata momentos privilegiados que assinalaram a trajetória da medicina e da luta do ser humano contra a doença.
A história da medicina é uma história de vozes. As vozes misteriosas do corpo: o sopro, o sibilo, o borborigmo, a crepitação, o estridor. As vozes inarticuladas do paciente: o gemido, o grito, o estertor. As vozes articuladas do paciente: a queixa, o relato da doença, as perguntas inquietas. A voz articulada do médico: a anamnese, o diagnóstico, o prognóstico. Vozes que falam da doença, vozes calmas, vozes revoltadas.
... página 91-92
“Medicina é a arte de utilizar com propriedade princípios físico-mecânicos, com o objetivo de preservar ou restaurar a saúde [...] Usando os princípios da física, a medicina é ciência; dependendo da prática, ela é arte.” (extraído de Fundamenta Medicinae – Friedrich Hoffmamnn)
Friedrich Hoffmamnn junto com Georg Ernest Stahl,Willian Cullen, John Brown e Théophile de Bordeu, fazia parte de uma corrente de pensamento que buscava encontrar processos orgânicos gerais para explicar as doenças. Dentro da sua concepção mecanicista do organismo, Hoffmann dizia que as fibras componentes do corpo humano mantinham um ``tônus`` apropriado, controlado por um fluido emanado do cérebro. A manutenção da saúde consistia em manter o tônus adequado, em evitar a distonia, e para isso Hoffmann usava, conforme o caso, sedativos ou estimulantes. Já Cullen falava de uma energia nervosa. Para Stahl a energia vital era a anima, vinda diretamente de Deus. Bodeu dizia que estômago, cérebro e