resumo A onda
No dia seguinte o professor divide os alunos na classe misturando entre si alunos que estão com notas boas com os que não vão tão bem assim. Os que se dão bem com aqueles que não gostam muito. Esse ato faz com que os alunos aprendam a conviver em grupo, respeitando-se e ajudando-se no dia a dia da escola. O próximo passo foi nomear o grupo, por meio de votação foi eleito ‘’A onda’’. Escolher uma saudação, um símbolo e uma ideologia a ser seguida. Este comportamento do grupo foi influenciando alunos de outras turmas e ate mesmo outras idades. Todos queriam fazer parte da Onda. Acredito que o fato do grupo ser unido, usar uniforme, pensar diferente dos demais e ter um líder fez com que eles se achassem seres superiores aos demais. Os alunos vão mudando de comportamento, a maneira de pensar, de se portar, pois agora eles representavam um líder, uma ideologia, um grupo... todos eram um.
O fanatismo nessa ditadura se torna claro quando um dos integrantes compra uma arma e quer ser o segurança de seu líder. Eles veem o professor como um homem sábio e que jamais faria algo que prejudicasse o grupo, um líder que jamais tomaria decisões precipitadas.
Quando o líder afirma ser o fim do grupo ele mata quem o queria defender e vendo que estava errado e ficaria sozinho, comete suicídio na frente de todos os integrantes da Onda. O professor, decepcionado com o fim trágico e com as proporções que sua experiência trouxe acaba preso e, pelo olhar no fim, acredito estar arrependido de não ter