Resumo - A máquina que mudou o mundo
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO GERAL
REBECA FARIAS CARNEIRO - 356542
RESENHA DO LIVRO “A MÁQUINA QUE MUDOU O MUNDO”
FORTALEZA
JUNHO - 2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
RESENHA 4
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
A publicação do livro “A máquina que mudou o mundo” deu-se de uma necessidade de espalhar o conhecimento sobre o Sistema Lean, na época, não muito conhecido.
As empresas japonesas, pioneiras a adotar este revolucionário sistema de produção e de negócios mencionado, estavam liderando a indústria mundial. Logo, o livro ajudou a influenciar industrias americanas e europeias a rever suas técnicas de produção e entender a necessidade de mudança das suas práticas e desempenho, uma vez que o novo sistema enxuto tornou obsoleta a produção em massa.
Antes da publicação do livro, as indústrias automobilísticas europeias e norte-americanas dependiam de técnicas quase inalteradas do sistema de produção em massa de Ford, e tais técnicas não eram competitivas em relação a nova corrente de ideias das companhias japonesas.
O livro “A máquina que mudou o mundo” constitui-se de um esforço para facilitar a transição necessária da produção em massa para a produção enxuta. Desse modo, focaliza-se a indústria automobilística como um todo explicando em termos simples e concretos o que consiste a produção enxuta, de onde veio, como realmente funciona e como ela pode se espalhar pelo mundo para benefício de todos.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente, o livro trará uma sucinta comparação entre o produtor artesanal, o produtor em massa e o produtor que utiliza o Sistema Lean detalhando cada método e mostrando suas diferenças.
Desde os primórdios da história da produção de automóveis, o sistema de produção artesanal apresentava custos elevados para a maioria da população, deste modo, o sistema de produção em massa torna-se um modelo viável que oferece produtos padronizados por preços mais baixos ao consumidor.
Em