Resumo a morte a morte de quincas berro dagua
Contrários a isso, a família e vizinhos se apegam a versão de que ele morreu tranquilamente dormindo, tendo como prova o atestado de óbito que o médico escreveu. Com isso, pretendiam esquecer as últimas aventuras vividas de Quincas, antes do mesmo se lançar ao mar.
Ainda mais, sua família, destacados pelo autor outros personagens secundários: sua filha, Vanda, casada com um funcionário público com futuro promissor chamado Leonardo; tia Marocas e seu irmão mais novo, um comerciante portador de uma boa quantia financeira no banco, Eduardo; alega que essas histórias são inventadas por bêbados mentirosos, patifes, que deveriam ser presos por tal injuria. Esses últimos, também são culpados pela família por Quincas ter se tornado uma vergonha para seus familiares.
De tão vergonhosos foram os feitos de Quincas em seus últimos anos de vida, que seu nome e ações não podiam se pronunciados na frente de crianças. Ao mencionar isso, o narrador compara Quincas com avô Joaquim Soares da Cunha, sendo esse último um senhor já falecido, foi um homem respeitado e honrado por sua família; que era o oposto de Quincas em seus lastimosos anos finais de vida, quando se tornou um exímio jogador de cartas e um beberrão.
Quando lembra a grande mudança nas atitudes de Quincas Berro Dágua , o narrador menciona que este bateu o recorde de morte, tendo morrido três vezes: uma moralmente, outra com o atestado de óbito e a última no mar. Ele também explica que essa última, nada mais foi que uma farsa