Resumo a Hora da Estrela
Tema: As relações humanas na obra.
Como ponto de partida temos o personagem essencial da obra: Rodrigo S. M . Rodrigo é a essência da obra, pois nesta obra é pelos olhos do narrador e através de seu domínio da palavra que a existência e as ações são expostas como interrogações. A medida que ele nos faz conhecer a protagonista, também nos faz conhecê-lo. Ele escreve para se compreender. É um marginalizado. Sua única relação se dá com Macabéa. Enquanto narra sua vida Rodrigo declara amá-la e entendê-la embora pareça que ele só interrogue e acompanhe a trajetóra da história. Por amá-la ele sofre com a sua desumanização, mas, também, com a própria tendência em tornar-se insensível. Durante a obra há diferentes momentos em que ele varia entre identificação e afastamento com Macabéa.
Com Macabéa pode-se perceber a importância que a infância representa na vida de uma pessoa. Durante a infância Macabéa teve que morar com uma tia beata, a qual golpeava a cabeça de Macabéa para que fizesse silêncio e não a incomodasse, com essa situação em casa, na escola Macabéa havia receio de dialogar com outras pessoas, pois não queria ser um incômodo para ninguém. Sua tia a treinava para ser datilógrafa, profissão que exigia dela apenas que fizesse o que lhe mandassem sem necessidade de saber o que escrevia. A criação traumática refletiu em sérios problemas para Macabéa como conflito existêncial. Sua incapacidade de se comunicar com outros seres humanos levou Macabéa a uma vida monótona e tediante aos olhos alheios, porém ela não tinha noção disto e considerava seus dias iguais aos de qualquer um. Macabéa chega a conhecer mais 3 personagens marcantes em sua história: Gloria, Olímpico e Madame Carlota.
Olímpico de Jesus foi a primeira espécie de namorado para Macabéa, os dois se entreolharam durante um dia chuvoso e saíram para “passear”. Olímpico nunca demonstrou algum carinho ou preocupação com Macabéa, ele a tratava mal e