Resumo: a feminização no mundo do trabalho
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO I
RESUMO
“NOGUEIRA, Claudia Mazzei. A feminização no mundo do trabalho: entre a emancipação e a precarização. Campinas, SP: Atores Associados, 2004.”
CAMPINA GRANDE
JUNHO DE 2011
RESUMO
“NOGUEIRA, Claudia Mazzei. A feminização no mundo do trabalho: entre a emancipação e a precarização. Campinas, SP: Atores Associados, 2004.”
No referido texto acima, Claudia Mazzei (doutora em Serviço Social pela PUC/SP) aborda problemáticas do trabalho enfocando a feminização no âmbito trabalhista numa perspectiva marxiana, tendo como objetivo analisar a realidade para então compreender se a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho fortalece ou desfavorece seu processo de emancipação (entende-se como sendo a superação da propriedade privada). A autora divide seu livro em quatro capítulos, juntamente com uma conclusão e uma introdução. Nesta última, ela faz um resgate histórico do trabalho feminino nas sociedades pré-capitalistas, enfatizando a submissão das mulheres ao domínio patriarcal no próprio espaço domiciliar. Nogueira ainda frisa que com a Revolução Industrial e o advento da maquinaria, a mulher ingressou definitivamente no mundo do trabalho. É sobre este acontecimento que a autora comenta no primeiro capítulo, ela ressalta que havia um grande esforço em afirmar as diferenças de gênero e de classe como algo natural. Dessa forma, eram justificadas as péssimas condições de trabalho das mulheres e assim como ela destaca no segundo capítulo, com a crise do fordismo/taylorismo e o surgimento da política da flexibilização, o capitalismo contemporâneo acentuou a exploração e a precarização do trabalho feminino, na qual os empregos precários, a jornada de trabalho prolongada, o subemprego e os baixos salários revelam a crescente destruição dos direitos sociais e do trabalho. No