Resumo A era vargas
O Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. A ideia do populismo, é de o líder estabelecer não laços racionais, mas emocionais com as pessoas, entrar em contato com o povo sem intermediários. A proximidade desta forma de governar gera mais afeição pelo líder e maior influência sobre o povo. Este tipo de governo tem como característica principal a expansão da indústria e da economia capitalista.
Getúlio Vargas conhecido como "pai dos pobres", foi um grande exemplo do populismo no Brasil. Chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e sociais brasileiros. Carismático, e sempre empenhado em aprovar leis trabalhistas que favoreciam os operários. Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadores urbanos.
O modelo de gestão, nas mãos de Vargas, gerou para os trabalhadores brasileiros a criação do CLT (Códigos de Leis Trabalhistas), redução de jornadas de trabalho, e a instituição do salário mínimo, além do Dia do Trabalhador no dia 1° de maio.
O mecanismo populista de Vargas funcionava como:
Controlava a maior parte das organizações populares.
Desmontou os antigos sindicatos e colocou pessoas de sua confiança para liderá-los.
Apresentava benefícios conquistados pelo povo como concessão de sua bondade para a sociedade.
Criava a impressão de que era protetor dos grupos populares, chamados de “Pai dos pobres”.
As elites se sentiam atendidas pelo governo Vargas, já que o povo era mantido sob controle.
O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a