Resumo - A equação do amor triangular
Na equação do Amor Triangular identificamos três elementos:
INTIMIDADE: É o elo que nos une numa dedicação e numa afeição comuns aos dois.
PAIXÃO: É o elemento romântico e físico do relacionamento; embora a paixão seja uma sensação física, a atividade sexual preenche muitas necessidades emocionais.
COMPROMISSO: Pode ser dividido em duas fases. A primeira é a decisão de que amamos alguém. A segunda é a determinação de manter esse amor para sempre.
Esses três componentes operam dinamicamente, apoiando uns aos outros.
Quando um ou dois deles não estão presentes ou são mais fracos, a equação do amor de altera; tais componentes podem aumentar ou diminuir com o passar do tempo.
Existem vários tipos de amor, e nem todos os tipos incluem os três componentes nem exigem peso igual para todos. Cada pessoa tem um triangulo real e um triângulo ideal; quanto maiores as diferenças entre os vários triângulos, menor a satisfação no relacionamento.
Para compreender melhor a dinâmica desses três elementos do amor, examinemos um relacionamento em que os três não estejam presentes.
SÓ INTIMIDADE: GOSTAR > Sentir-se muito próximo e muito ligado a alguém sem nenhuma paixão física e sem ter necessariamente um compromisso a longo prazo.
SÓ PAIXÃO: ENTUSIASMO PASSAGEIRO > Podem aparecer sem mais nem menos; em geral se caracteriza por um alto grau de excitação física; pode desaparecer do mesmo modo que apareceu.
SÓ COMPROMISSO: AMOR ESTÉRIL > É mais um contrato do que amor; não existe envolvimento emocional nem atração física.
INTIMIDADE + PAIXÃO = AMOR ROMÂNTICO > Sentem-se atraídos fisicamente e unidos emocionalmente; entretanto o compromisso não é uma parte necessária desse tipo de amor.
INTIMIDADE + COMPROMISSO = AMOR DE COMPANHEIRISMO > Pode descrever, por exemplo, uma grande amizade a longo prazo, com compromisso.
PAIXÃO + COMPROMISSO = AMOR ILUSÓRIO > É o amor Hollywood; não inclui o fator estabilizador da intimidade, que precisa de tempo